sábado, 14 de janeiro de 2017

Município de Castro Daire

Pins gentilmente oferecidos pelo Município de Castro Daire

Castro Daire é uma pitoresca vila que pertence ao Distrito de Viseu, tendo o seu nome origem num antigo castro.


O Concelho de Castro Daire possuí magnificas paisagens e como património natural e paisagístico destaca-se:

O Rio Paiva, conhecido pelas suas trutas e sitio excelente para a realização de desportos radicais. A , Serra de Montemuro, mantém a sua natureza e tradições intocáveis ao longo dos tempos. Atravessada por centenas de caminhos e pequenos trilhos, esta serra convida a passeios prolongados de jipe, bicicleta ou simplesmente a pé, onde poderá observar aldeias típicas, águias de asa redonda, víbora cornuda, vacas, rebanhos de ovelhas e cabras, lebre ou até lobos ibéricos.

Situada a poucos quilómetros de Castro Daire, encontramos as Termas do Carvalhal, as suas águas são um pólo de atração do concelho de Castro Daire, sendo procuradas para doenças de pele, do aparelho digestivo e respiratório, reumáticas e são uma óptima estância de repouso.

De entre o vasto património não pode deixar de visitar a Igreja de Castro Daire e a da Ermida, a Capela do Calvário, a Inscrição Romana do Penedo de Lamas - Moledo, a Casa dos Fidalgo da Cerca ( referenciada por Camilo Castelo Branco em " Amor de Perdição), entre outros.

A sua gastronomia é riquíssima e inclui maravilhosos pratos como o cabrito assado e a truta do Paiva, assim como o tentador bolo podre.

























Sem comentários:

Enviar um comentário